Guia para o passageiro aéreo

Vai viajar? Saiba o que pode ou não em sua viagem de avião. Um grande número de brasileiros está podendo embarcar em um voo e muitos deles, estão realizando essa viagem pela primeira vez. Entretanto, isso se dá por ´´ene“ motivos, que podem ser graças ao aumento de renda desse viajante, um crescimento da classe média e até as muitas formas para o parcelamento dessa viagem.

Um dos meios de transporte mais seguro

Não se desespere em sua viagem aérea, pois, o avião é considerado como o meio de transporte mais seguro. Uma aeronave possui um nível extremo de excelência. Para se ter uma noção apenas 10% de todos os acidentes da história em todo o mundo, foram causados por alguma falha nessa máquina e todas operam com 2 motores, 2 pilotos e com pelo menos 2 sistemas de navegação.

A passagem aérea e o preço

Há uma liberdade tarifária no preço das passagens aéreas em voos domésticos ou internacionais, sendo estabelecido livremente pelas companhias. Esse valor dessa passagem pode variar e conforme a sua utilização, como encontrada na internet, lojas, em balcão de um aeroporto ou em agências de viagens. O passageiro não é obrigado a contratar nenhum serviço opcional.

A contratação desses serviços opcionais 

Os serviços opcionais aos quais estamos nos referindo são os de seguro viagem, assento conforto ou bagagem extra, por exemplo. Todos esses serviços opcionais só podem ser escolhidos pela iniciativa do comprador, com todo o seu custo sendo apresentado de forma clara e separadamente ao valor dessa passagem de avião.

Os perfis de tarifa

Todas as empresas aéreas devem realizar uma divulgação, no momento da venda dessa passagem. Informar também, se o preço dessas passagens esteja inclusas no preço ou se poderão ser comercializadas na hora da compra desse bilhete. O passageiro poderá realizar uma compra antecipada, com a bagagem junto com a passagem ou realizar esse compra na hora do check-in.

O que deve conter no comprovante da passagem

No comprovante dessa passagem aérea deve conter informações como o valor total, discriminando os seguintes itens que são a regras, eventuais multas, o tempo de conexão, a troca de aeroporto, quando houver. Os valores dos transportes de bagagem, o sobrenome do passageiro, o horário e a data dessa viagem, os serviços e produtos opcionais, procedimentos, horários para embarque e a validade.

Alterações

Procure sempre a companhia aérea em casos de cancelamentos ou de alteração em sua viagem. Essas mudanças poderão ser feitas de acordo, com a disponibilidade de voos e que também podem gerar custos que são adicionais, que são previstos em regras que são da passagem adquirida. Após 24 horas da compra dessa passagem, essas solicitações de remarcação ou de reembolso de voo estarão sujeitas a multa.

Uma escolha para esse passageiro  

Se o passageiro concordar, o reembolso pode também ser realizado em créditos que são aproveitados em uma nova passagem. A empresa deve informar por escrito, a validade e a quantidade desses créditos, além da permissão da livre utilização pelo passageiro, que o mesmo poderá ter a passagem para ele mesmo ou para terceiros. As tarifas de embarque e impostos sempre devem ser reembolsadas a quem não viajou.

A validade de uma passagem aérea

Pode variar e depende da companhia aérea, de acordo com o contrato. Há casos em que esse transportador possa emitir um comprovante de passagem sem uma data que seja pré-definida para a sua utilização, com um prazo de validade de até 1 ano, que conta a partir da emissão dessa passagem e o passageiro deve ficar atento para o pedido de uma alteração ou de reembolso antes do término desse período.

Para os casos de atrasos de passageiros

Para esses casos de não apresentação do passageiro ao aeroporto no horário estipulado, a empresa pode recusar esse embarque. O que pode gerar custos que são adicionais, que estão discriminados em seu contrato de transporte. Cabe sempre ao transportador específico informar o horário que esse passageiro deverá se apresentar para o embarque.

Multas contratuais

Elas são aplicadas sobre o valor dos serviços que são do transporte aéreo e de forma alguma, essa multa pode ser cobrada sobre as tarifas aeroportuárias e os tributos que são pagos. Essas multas cobradas quando o passageiro solicitar alguma remarcação, cancelamento ou reembolso dessa passagem nunca poderá ser maiores que o valor pago pela passagem aérea, mesmo que essa passagem seja promocional.

O check-in

A confirmação em um voo e a emissão de um cartão de embarque é denominada com o nome de check-in. É um procedimento que pode ser realizado no balcão da empresa, pela internet, por algum aplicativo em um dispositivo móvel ou em um totem de autoatendimento localizado no aeroporto. O embarque é após o check-in, por ser o momento de inicio dos procedimentos para a entrada do passageiro na aeronave.

O embarque

Com o seu cartão de embarque e se o passageiro estiver apenas com a bagagem de mão e essa bagagem também estiver de acordo com as regras dessa empresa contratada para esse voo, esse passageiro deverá se dirigir diretamente ao canal de inspeção, que é o local que dará acesso para a área de embarque. Essa apresentação de embarque deverá ser feita no horário que for estipulado pela empresa aérea.

Na hora do voo

Para quem embarcou, no voo no horário certo e a bordo da aeronave, a escolha do assento pode ser feita na hora do check-in, Algumas companhias podem oferecer lanche a bordo e algumas cobram por isso. Fumar dentro de uma aeronave é terminantemente proibido, sem exceções, até para os voos que são internacionais.  Agora é só relaxar e aproveitar muito o seu voo até a hora do seu desembarque.

Um momento de expectativa

E a hora do desembarque e de receber a sua bagagem, que deve aparecer na esteira. A companhia tem a obrigação de devolver a sua mala nas mesmas condições em que foi despachada, em caso de furto comunique imediatamente o fato à companhia aérea. Esgotados os prazos de malas extraviadas, internacionais de 30 dias e em voos nacionais de 21 dias, a companhia deve indenizar esse passageiro. Siga a esse guia.