Contratar um seguro para a sua viagem é tentar se livrar de muitos problemas. Com ele, podem ser evitados muitos transtornos como o de doenças, extravio de sua bagagem ou qualquer outro imprevisto. Por isso, é muito importante a contratação desse seguro viagem para o seu destino. Um bom seguro é aquele que cobre qualquer problema e aqui vamos lhe dar muitas dicas.
Como se dá o funcionamento desse seguro viagem
Ele funciona como um plano de saúde que pode ser utilizado por um determinado tempo, agindo como se fosse uma garantia para muitas situações que podem ocorrer nessa viagem ou para acidentes. É válido para os dias que forem contratados, dentro de normas que são estipuladas em cada contrato. Pode ser feito para viagens internacionais, já que os planos de saúde brasileiros não serão válidos.
A necessidade desse seguro viagem
Ter um seguro viagem é de extrema necessidade, pois, acidentes ou doenças podem acontecer com qualquer viajante. Se o problema for grave, o custo de um tratamento no exterior pode ser bem caro e nem todos os países atendem de graça. Por esse motivo que não vale correr o risco. Esse seguro também pode valer para serviços de extravio de bagagem, remarcação de passagem e até para os casos de morte.
O que deve ser avaliado para essa contratação
É muito importante realizar algumas avaliações para essa contratação, como o de avaliar o seu destino, para os procedimentos que são relativos a uma emergência médica, avaliar os tipos de coberturas, que podem ser as básicas ou as que são adicionais, como um seguro de bagagens e até quais os destinos em que a contratação desse seguro pode ser obrigatória.
Comparando os preços
Comparar os preços sempre é uma dica que não pode ser descartada ao se contratar um seguro para a sua viagem. Com essa comparação de preços é possível achar os melhores preços. Compare esses preços por pelo menos 4 seguradoras diferentes e veja todos os seus detalhes, que podem auxiliar e muito, na contratação desse seguro viagem. Essa contratação deve ser em base no dia do seu embarque a essa viagem.
Os seguros de seu cartão de crédito
Muitos cartões de crédito também oferecem serviços que cobrem a perda, o roubo ou a clonagem desse dinheiro de plástico, o que pode ser um grande transtorno em sua viagem. Devido a isso, é muito boa também essa proteção extra. Deixe anotado o telefone para o contato com esse banco e habilite o seu celular para receber mensagens SMS, com mensagens de consumo até um determinado valor.
Como contratar esse seguro
Os seguros podem ser contratados por empresas que são especializadas em seguro ou pelo próprio banco do viajante. Pode ser diretamente pela companhia aérea que foi escolhida pela sua viagem, no mesmo site em que a compra da passagem foi realizada, nas agências de turismo ou em operadoras de cartão de crédito. A maioria desses serviços podem ser contratados diretamente pelo site das empresas e sem burocracia.
As viagens e esse seguro
O seguro para essas viagens pode ser contratado para os destinos que são aqui no Brasil ou para as viagens que são internacionais. No Brasil, muitos brasileiros, tem planos de saúde, por causa disso que esse serviço não é tão comumente contratado. Esses seguros podem ser feitos de acordo com os países de destino ou o tipo de atividade que será realizada em sua viagem.
As regras para a contratação desse seguro
Ao contratar esses seguros, o viajante deve informar a complexidade para a contratação desse seguro, informando todos os detalhes para a seguradora. Esses seguros não seguem a mesma regra em todos os países de destino. A seguradora deverá informar se há alguma especificidade sobre o país de destino e exija que se possam enviar detalhes desse contrato. Os seguros serão tão completos quanto o pacote contratado.
Evite seguros que são desconhecidos
O consumidor deve evitar pela contratação de seguros que são desconhecidos e com um difícil atendimento para o usuário. Opte por seguradoras que são grandes e também conhecidas. São motivos para que o consumidor tenha a certeza de um bom atendimento e que seja eficiente na hora que mais precise. Estamos nos referindo às seguradoras e também quanto as de cartões de crédito.
O tempo de contratação para esse seguro
Ao contratar esse seguro o viajante pode escolher por no mínimo o mesmo tempo de duração dessa viagem. Atrasos em companhias aéreas ou demais imprevistos podem acontecer e por isso, a sugestão é que esse contrato seja feito com mais 2 dias a mais ao término dessa viagem, para que se fique garantido o seu retorno. Entretanto, essa contratação pode ser feita até mesmo na véspera dessa viagem.
O que esses seguros podem cobrir
As coberturas para esses seguros podem ser em atendimento médico ou odontológico 24 horas, para o cancelamento dessa viagem, despesas farmacêuticas, hospedagem após alta hospitalar, remarcação de passagem para regresso, repatriação médica ou funerária, indenização em caso de morte, acidente ou invalidez permanente ou total, bagagem extraviada, despesas jurídicas e pagamento antecipado de fiança.
Como comprovar que se tem um seguro na viagem
A comprovação de que o viajante tem um seguro se dá por meio eletrônico ou com um contrato que seja físico do seguro que foi escolhido pelo viajante, mesmo para os seguros que são relativos ao cartão de crédito. Pode haver a possibilidade desse seguro ser exigido na imigração do país de destino e que será muito útil para um caso de emergência para se entrar em contato com a empresa que é do seguro que foi contratado.
O atendimento com esse seguro viagem
Provavelmente a seguradora enviará um médico até o viajante ou indicará um local para o seu atendimento ou um serviço que seja conveniado para que esse atendimento seja realizado da melhor forma possível e de acordo, com o que foi contratado. São procedimentos padrões e mais comuns e funcionam como um sistema de ressarcimento para os seus contratantes. Leia as cláusulas no contrato e tenha esse serviço.