Explicaremos agora, sobre os cancelamentos e as principais mudanças que possam ocorrer em uma passagem aérea. Selecionamos aqui, algumas informações que todo viajante precisa saber, para o momento de mudar algum detalhe nessa viagem. Há algumas políticas para essas alterações, de mudanças e cancelamentos. Confere conosco, quais são agora.
Confira esses itens na compra de sua passagem
Antes da confirmação dessa viagem, verifique o país, a cidade, o aeroporto, se está de acordo com o sue roteiro de viagem, se irá descer no lugar certo, se haverá conexão entre os voos. Confira o seu nome, sobrenome, se está sem erros de digitação, verifique também o seu visto, se tiver e todos os seus documentos que são necessários ou exigidos para esse destino.
Um aviso
Remarcar ou cancelar uma viagem aérea não é uma tarefa muito fácil. É um processo que poderá exigir de seus passageiros muita paciência, flexibilidade e claro, muita informação, orientação e ainda lembramos, que passagens que são compradas como promocionais ou em programas de milhas aéreas, no geral, nunca podem ser alteradas ou canceladas.
Alterações de nome
A companhia aérea desde o ano de 2017, pelas novas regras da ANAC, tem o dever de alterar de graça o nome do passageiro que tiver cometido algum erro de digitação, no preenchimento. Essa alteração deve ser feita antes do check-in, para que sejam evitados problemas durante esse embarque. Em voos para o estrangeiro, os custos dessa correção podem ser repassados para o passageiro.
Cancelando uma passagem aérea em até 24 horas
Todo passageiro pode cancelar uma reserva de voo, mas o serviço tende a ter algumas restrições. No caso, de pedidos que forem feitos em até 24 horas depois dessa confirmação da compra dessa passagem e desde que, tenha sido feita com até 7 dias ou mais antes da data desse embarque, será possível cancelar esse voo de forma gratuita e solicitar o reembolso.
Cancelamento da passagem aérea após as 24 horas
Após o período de 24 horas, o passageiro também poderá remarcar essa viagem para outra data ou solicitar o reembolso desse valor que já foi pago. É um serviço que também pode estar sujeito a eventuais multas ou ao pagamento da diferença tarifária e com valores que são aplicados e determinados, única e exclusivamente, pela companhia aérea em questão.
O prazo para pedido do reembolso dessa passagem
O passageiro tem um prazo de até 12 meses, que conta a partir da data de reserva dessa passagem e que constará para o pedido do valor que for pago de volta, como reembolso por esse cancelamento ou perda de voo. Geralmente, são descontadas algumas taxas e que são a de cancelamento, de comparecimento e a taxa de reembolso que é de acordo com as regras tarifárias que foram contratadas.
A remarcação de uma passagem aérea
É possível alterar a data de uma passagem e a sua hora, até 3 horas antes do embarque. Contudo, essa alteração pode implicar em valores, que são como uma multa ou taxa de alteração e de diferença tarifária. Essa porcentagem ou custo extra é sempre definido pela companhia aérea, que pode ser promocional, econômica ou executiva, para que, sirva de exemplo.
Alterações de dados importantes nessa passagem
Toda alteração de dados que são importantes nessa passagem, como alterações de trajetos ou de horário de passagem adquirida, será gerado um custo e essa taxa de alteração é um valor que poderá variar de acordo com a companhia aérea escolhida. Além de tudo isso, essa passagem ou alteração estará sujeita ao valor ou a disponibilidade de dia e de horário que se queira mudar, pela companhia.
A multa para remarcação desse voo
Em todos os casos, a multa para a remarcação de voo, deverá ser acrescida de uma diferença que é tarifária, que é entre um voo considerado como original e o novo voo, que é o desejado pelo viajante, que tende a ser maior. Quanto mais lotado e mais próximo esse voo, também o preço dessa multa aumenta. Consulte sempre antes de sua viagem todos os detalhes, de suas regras tarifárias em seu bilhete.
Guardando a confirmação da compra desse bilhete
Guarde sempre essa confirmação de compra desse bilhete. Será ele, quem informará o valor que for pago, um itinerário dessa viagem e o nome dos passageiros, que são informações extremamente úteis e que servirão de provas, em casos de problemas ou para os casos, aos quais se precisem cancelar ou alterar por algum motivo essa viagem. Será esse bilhete a prova da compra.
Nunca compre passagens por impulso
Em épocas de baixa estação, é muito comum que as companhias aéreas possam oferecer passagens aéreas com bons descontos e o passageiro deve ficar atento ou de olho em algumas restrições, que são relativas a um não reembolso da tarifa, um não acúmulo de milhas e há um tempo mínimo de estadia no destino ou os meses que são específicos nessa viagem.
Fique sempre atento
Mantenha a sua atenção em tarifas que são para cancelamentos ou de alteração de viagem. Antes da compra dessa passagem, verifique se você terá tudo o que realmente é necessário para essa viagem. Se organize a tempo, para não ter que cancelar essa viagem ou que tenha uma tarifa de cancelamento cobrada pela companhia e ainda possa te pegar desprevenido.
Comparando os preços
Em geral, no momento da compra de uma passagem aérea é muito importante comparar seus preços, avaliar a sua flexibilidade, que é oferecida em cada tipo de tarifa por uma companhia aérea e o seu custo adicional. As taxas são aplicadas em cada alteração e mudar uma mesma passagem, 2 ou 3 vezes poderá gerar mais 2 ou 3 taxas nessa mesma passagem aérea.
Compre a sua passagem com absoluta certeza
Apenas compre uma passagem aérea com absoluta certeza de que irá poder fazer e que concorde com todas as suas regras. Atente-se sempre a todas as regras das companhias aéreas e evite possíveis prejuízos, para o caso de mudanças de seus planos de viagem, antes de reservar um voo. Confira todas as suas condições de passagem a ser reservada e boa viagem.